Igreja Evangélica
TronoDeGloria.com


13 - O batismo e a ceia do Senhor


Voltar à lista



O que é o batismo?


O batismo é um ritual da fé cristã, e ele consiste em dizer: Fulano, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e mergulhar a pessoa em água, o batismo só tem validade se for testemunhado pelos membros da igreja. Mateus 28:19


O batismo é o ritual de entrada na fé cristã, e é somente depois do batismo que o crente pode tomar a ceia do Senhor, tomar antes está errado.


Mas antes de batizar o novo convertido, deve ser ministrado a ele um curso de discipulado, onde ele irá aprender mais sobre a Bíblia e sobre as normas da igreja que ele escolheu para membrar.


De forma alguma, o Pastor deve batizar sem o discipulado, já que a regra do Senhor Jesus é: Fazei discípulos e batizai-os, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Para que serve o batismo?


O batismo é um ritual da fé cristã, e serve para simbolizar a morte da pessoa para o mundo, ela deve assimilar que a partir do batismo, ele está selado pelo Espírito Santo, não podendo voltar a uma vida de pecado.


É o batismo que torna a pessoa em crente, simbolicamente, o batismo, é o ato visível, que introduz a pessoa na igreja, é a partir do batismo que ela passa a ser membro do corpo de cristo. No primeiro culto, logo após o batismo, o Pastor deve anunciar para a igreja o recebimento dos novos membros.


Melhor que o batismo seja executado no dia da ceia.


O que é a ceia do Senhor?


A Ceia do Senhor foi uma ordenança divina, anunciada pelo Apóstolo Paulo em 1Corintios 11:20-34, este é o texto que serve de manual para a aplicação da ceia do Senhor, ele é tão importante que nem se quer vamos fazer comentário, o leitor deve ler o texto indicado para entender o que digo.


A Ceia do Senhor é um rito de confirmação de que a pessoa está de fato, andando pelo caminho do Senhor, servindo de simbolismo da fé do crente para com toda a igreja.


Para que serve a ceia do Senhor?


O batismo e a Ceia são os dois maiores símbolos da fé cristã. Tanto um como o outro são meros rituais, que servem de simbologia da fé cristã. Eles atestam visualmente que a pessoa que está se batizando ou tomando a ceia, estão em sintonia com Deus, estão andando segundo os costumes determinados pela fé cristã.


Isto não implica de modo algum, que a pessoa que está se batizando ou tomando a ceia, não esteja fazendo isto por vaidade, e apenas para convencer as demais pessoas que ela está em paz com Deus.


Se é assim, então porque Jesus deixou estes dois rituais tão grandes e tão simbólicos para a sua igreja? Ele deixou estes dois rituais para servirem de símbolo, que o crente está andando com Deus, e assim, não precise de revelação divina para sabermos que o crente está com a vida no altar.


A Bíblia diz que quem toma a ceia andando em pecado, está se condenando:


“De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor”. 1Corintios 11:27


E também diz, que é por causa disto, que muitos vivem doentes e são fracos e dormem espiritualmente, estão mortos para Deus.


Antes de servir a ceia o Pastor avisa: não tome a ceia se você estiver com a vida em pecado... desta forma, a pessoa fica mais que consciente que não pode tomar a ceia com a vida em pecado, logo, toda a igreja percebe quem está desviado e quem não está.


Portanto, a ceia serve para sinalizar para a igreja quem está andando com a vida corretamente diante de Deus, assim, a igreja não precisa fazer três dias de jejum e perguntar a Deus: Senhor este irmão está no pecado?


Evidentemente, a ceia não serve só para isto, ela também é um momento de grande intimidade entre o crente e Deus, quando participamos da ceia, vemos manifestações sobrenaturais do Espirito Santo no meio da Igreja, as vezes línguas estranhas, as vezes profecia e outros sinais.


Batismo e ceia salvam?


Não. Nem um e nem outro salvam ninguém. São meros rituais, o batismo para introduzir a pessoa no corpo da igreja e a ceia para sinalizar que o crente está se comportando como um filho de Deus, não está levando uma vida de pecado.


Se por algum motivo, você não é batizado ou não toma a ceia, não se preocupe com isto, o que confirma a sua salvação é a sua vida com Deus, mas atente para isto:


O batismo e a ceia são ordenanças divinas, você deve se batizar e deve tomar a ceia todo mês, não fazer isto é um erro, você deve participar do corpo de cristo e acatar as ordenanças divinas para não ficar fraco espiritualmente.


Voltar à lista



Pr. Dr. Otacílio Mota




www.TronoDeGloria.com - 2024 - Todos os direitos autorais reservados