Igreja Evangélica
TronoDeGloria.com

Coisas que podem destruir a terra ou a humanidade.


texto

Se a terra parar de girar, o mundo acaba?


01 - Os movimentos mais importantes e conhecidos da terra, são dois: rotação, em torno de si mesma e translação, em torno do Sol; para este estudo, vamos nos ocupar apenas com o movimento de rotação. Estudo semelhante sobre a translação, faremos posteriormente.


02 - Vamos explorar as consequências de uma parada do movimento de rotação, não instantaneamente, mas sim, ao longo de alguns anos, até a parada total da sua rotação.


03 - A terra gira a 1.674 km/h em torno do próprio eixo, velocidade na linha do equador, pois nos polos é bem mais lenta, tendendo a zero. Se ela parasse instantaneamente, tudo que está sobre ela continuaria girando por alguns momentos, inércia, e logo sairia pela tangente e provocaria catástrofes sem precedentes. Mas uma parada na rotação da terra, abruptamente, é impossível de acontecer. Não existe nenhuma possibilidade com fundamento na física, que coopere com esta ideia, por isto, nem vamos considerá-la.


04 - Porém, se um grande corpo rochoso se chocasse com a terra, colidindo em sentido contrário à sua rotação, embora seja muito improvável, poderia parar a rotação da terra. E outra forma de parar a rotação da terra, seria, se a lua se aproximasse muito da terra, isto aumentaria a gravidade da lua sobre a terra, e aprisionaria a terra fazendo-a parar de rotacionar em torno de si mesma. De fato, a lua já vem freando a terra ao longo de milhões de anos, gradativamente.


05 - Para a terra parar de girar, levaria alguns milhões de anos, mas imaginemos que alguma força, por exemplo, testes nucleares na lua, fizeram ela se aproximar da terra muito rapidamente, suponhamos, em 10 anos, o que é absurdo, porém plausível, se isto acontecesse, os efeitos da gravidade da lua com a terra, aumentariam substancialmente, ao ponto da lua congelar a rotação da terra. E as duas ficariam apontando um mesmo lado uma para outra num efeito maré, apenas hipoteticamente, para fins de compreensão.


06 - Suponhamos que a terra parou de girar totalmente, fixou um lado para a lua, da mesma forma que a lua tem um lado fixo para a terra. Quais os efeitos desta parada total de rotação da terra?


07 - O maior efeito seria a terra ficar com um lado iluminado por seis meses a um ano e o outro no escuro pelo mesmo período de tempo, isto seria assim, porque a gravidade do Sol sobre a terra é preponderante, com relação à lua e a terra.


08 - Então, um observador estando no Sol, veria sempre a mesma face da terra, porém ela daria um giro em torno de si mesma no mesmo período da rotação, um ano. De modo semelhante ao que acontece com a lua, vemos um lado fixo da lua o tempo todo, mas ela dá um giro em torno do seu próprio eixo a cada 28 dias.


09 - Logo, um lado da terra ficaria super aquecido e outro super gelado, assim, a terra poderia abrigar vida de forma razoável, porém um tanto improvável, em virtude da devastação por incêndio e os furacões que varreriam esta zona constantemente. Ventos com centenas de km/h.


10 - O lado frio da terra, não seria frio como se conhece, seria uma camada de gelo de alguns metros de altura e a temperatura chegaria facilmente aos 100 graus centígrados negativos, já o lado quente, não seria quente como se conhece, não seria os já insuportáveis 57 graus que é a temperatura dos pontos mais quentes da terra, mas sim, a mais absoluta desolação, nenhuma vida, e a temperatura chegaria facilmente a 150 graus centígrados.


11 - No segundo planeta mais próximo do Sol, Vênus, a temperatura é em torno de 460 graus, e tem a sua rotação quase parada, gasta 243 dias da terra, para dar uma única volta em torno de si próprio, como resultado, um dia fica maior que um ano em Vênus, já a terra seria um pouco menos quente em seu lado virado para o Sol, em virtude da maior distância que se encontra do astro rei.


12 - Do lado quente, os oceanos ferveriam e evaporariam, enquanto que do lado frio, eles congelariam, não totalmente, as águas profundas ainda continuariam líquidas, dado à grande salinidade das águas dos mares, logo, estas águas correriam para o lado quente e evaporariam, provocando o desaparecimento total dos mares na terra. Não mais existiriam as corrente marinhas, não mais existiriam as correntes de jato, vento forte no céu. Não mais existiriam as ondas e as marés, pelo fato de que o mar não mais existiria. Muitos outros fenômenos aconteceriam, fenômenos ainda desconhecidos. A terra se transformaria numa rocha morta.


13 - Devemos considerar ainda que a rotação da terra cria uma força chamada centrífuga, que faz fugir toda a matéria do centro para as extremidades do planeta, portanto, vivemos sob os efeitos desta força, por isto a terra não é redonda, e sim, achatada no equador, então os mares se comportam desta forma por causa desta força centrífuga e da gravidade. Se a força centrífuga desaparecesse, os mares fugiriam para os polos e as águas se dividiriam em dois grandes oceanos, um ao norte e outro ao sul do planeta.


14 - Para uma pessoa simples, sem conhecimentos de forças vetoriais, parece confuso, porque deveria ser o contrário, mas acontece que a rotação da terra estabiliza os mares espalhando-os sobre a terra, empurrando as águas em direção à linha do equador, sem esta força centrífuga, eles fugiriam da linha do equador em direção aos polos.


15 - Nestas condições, a vida na terra, seria impossível e certamente, toda a vida seria dizimada, podendo existir algum tipo de vida nos mares profundos, antes deles secarem.


16 - O planeta seria muito estranho e bizarro, já que as águas teriam recuado para os polos, e um lado da terra seria deserto total, sem uma gota d’água, enquanto que do outro lado, seria gelo, isto por um período de seis meses a um ano, por que a terra continuaria a girar em torno do sol e a cada seis meses recomeçaria uma nova estação de luz ou de escuridão.


17 - Haveria uma espécie de supercontinente em forma de anel exatamente na linha do equador, sem água por toda a sua existência, ficando seis meses a um ano com luz e altas temperaturas e o mesmo período na escuridão e frio. O calor e o frio no planeta seriam progressivo e regressivo durante um ano, aumentaria por seis meses e depois diminuiria por seis meses, conforme a terra se aproximasse e se distanciasse do Sol.


18 - Se isto acontecesse, não haveria nenhum tipo de vida na terra, toda a humanidade seria extinta, também se extinguiria a fauna e a flora, tanto terrestre como marítima, toda água do planeta evaporaria e a terra ficaria como Marte, sem vida. A possibilidade disto acontecer é praticamente zero.


Pr. Dr. Otacilio Mota




www.TronoDeGloria.com - 2023 | Todos os direitos autorais reservados.